Historia do Kung Fú

O Inicio do Kung Fu Li Tchuo Pá



História do Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-FuÉ um Estilo de Kung-Fu que visa aprimorar seu praticante tanto físico como mentalmente, e a sua verdadeira essência não é a idéia que normalmente fazemos, é um estado de espírito, um pensamento, uma cultura popular, ou seja, é um modo de viver.
Mas se reduzirmos esta técnica ao seu menor denominador comum, ela se pareceria com o que o povo pensa que é, uma simples forma de defesa pessoal, e muito embora o combate pessoal seja uma prática significativa neste estilo, não a torna a sua principal razão de pratica-la.

O Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu possui uma forma de exercícios físicos e respiratórios, que não visam a formação da massa muscular, mas sim o fortalecimento da sua energia interior (Qi) (Tchi Kun) (Qi Gong).

Talvez nada reproduza melhor o verdadeiro espírito do Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu, do que sua própria doutrina que requer considerável tempo de prática e dedicação para se tornar um mestre nesta modalidade.

Conseqüentemente qualquer um que tenha passado anos apreendendo, ou se formando em uma determinada técnica é tido como um entendido de Kung-Fu (Wu-Shu).

Esta técnica é reconhecida como arte marcial (kung-fu – wu-shu), o senhor Oswaldo José Gola, que também por direito de criação (arte) ostenta simbolicamente a patente de Grão Mestre do Li Tchuó Pa Kung-Fu, é praticante de Artes Marciais (Judo) desde o ano de 1968.

No ano de 1970 inicia a pratica do Tsau Lau Fu com Mestre Huang Hu Pião. Ele nasceu em 10 de março de 1916, na província de Cantão, e foi registrado em Hong-Kong, por isso possuía dupla cidadania: a chinesa e a britânica. Ele veio para o Brasil na década de 60 em nome da Tríade Chinesa e possuía um restaurante, onde nos fundos ensinava alguns alunos (6 na verdade). Ele mesmo disse que não veio para o Brasil para ensinar Kung Fu, por isso não abriu uma escola. Mestre Huang, que em pinyin se escreve Wong, morreu em São Paulo no ano de 1982, deixando alguns familiares, Gola fica nesta modalidade até 1978.

Este homem completou as oito fases do Tsau Lau Fu e ensinou o estilo na Casa do Estudante de Osasco, de 1972 a 1975; depois foi para o interior de são Paulo; abrindo uma escola em São Joaquim da Barra em 1975 e em Ribeirão Preto em 1978. Com o Mestre Huangele ainda aprendeu “Cegonha Branca” (Niau Tsu**), Leopardo (Paho), Fênix, Louva-a-Deus, Serpente e Garça.

“Tsau Lau Fu” – Não sabemos se esta é a grafia correta em pinyin. Mas a “Garra do Velho Tigre” é um estilo de 8 fases precursor do Hung Gar que se conhece hoje. Este sistema foi ensinado a Wong Kay Ying, pai do legendário Wong Fei Hung, e que, como seu filho, fez algumas alterações e criações, dando forma ao Hung Gar contemporâneo. É por isso que não aparecem referências deste estilo na internet. Trata-se de um estilo adormecido.

Em 1978 saiu um artigo de artes marciais dizendo que os professores de Kung Fu que não eram chineses eram todos charlatões; artigo este assinado por Mestre Li Wing Kay. Grão Mestre Gola ao ler o artigo mandou uma carta ao Mestre Li dizendo que ensinava Kung Fu, que não era chinês e que gostaria de lhe mostrar o que sabia. Mestre Li respondeu dizendo que ele poderia encontrá-lo, passando o endereço de sua escola. Ao apresentar o que conhecia, Grão Mestre Gola foi convidado por Mestre Li para treinar o Estilo Garra de Águia, no qual entrou com instrutor e evoluiu até professor de 3ª linha, tornando-se 4º discípulo do Mestre Li.

Em 1982, criou o Estilo Pa Man Li que mais tarde passou a ser conhecido como Estilo Gola Técnica Li Tchuó Pa Kung-Fu.

“Li Tchuó Pa Kung Fu” – O Estilo das Oito (Pa) Forças (Li) Penetrantes (Tchuó), bem que poderia ter sido criado pelo Grão Mestre Gola, já que em um dia alguém teve que criar tudo o que conhecemos. Mas não foi. Este estilo que hoje está catalogado e registrado na International Wushu Federation como um sistema tradicional de Kung fu, é uma sistematização de técnicas e treinamentos advindos de dois outros estilos: o Tsau Lau Fu (Hung Gar), que compõe cerca de 85% do Li Tchuó Pa, e o Garra de Águia, que responde pelos outros 15%.

Seu Estilo o Li Tchuó Pa Kung-Fu, foi reconhecido como Arte Marcial Brasileira no ano de 1984, pelo então departamento de Kung-Fu da Federação Paulista de Kung-Fu, na época seu diretor o senhor Sergio Batarelli.

Em 06 de Dezembro de 1988, através da resolução 21 do Conselho Nacional de Desporto (CND), o Grão Mestre Gola conseguiu um feito que marcou a história da arte marcial chinesa no Brasil, que foi a regulamentação e reconhecimento do Kung Fu como prática esportiva, tirando esta nobre arte da marginalidade.

O Grão Mestre Gola, durante a gestão do mestre Léo Imamura à frente da federação Paulista de Kung Fu, foi o Delegado Geral da entidade, assumindo a responsabilidade de organizar o Kung Fu em todo o Estado. Ele é, desde 1990, o Vice-Presidente da Federação Sul-Americana de Kung Fu Wushu.

Em 1995, nos Estados Unidos, através da ação do renomado Mestre Pan Chin Fa, que hoje reside no Canadá, a Federação Americana de Wushu reconheceu o Li Tchuó Pa como a maior organização de arte marcial chinesa das Américas. Na época tínhamos 92 escolas e mais de 6000 alunos no Brasil.


                                                                    Origem      

Kung Fu É UM Sistema de Luta desenvolvido nd China. SEUS Estilos das Surgiram Observações dos animais e Outras Através de Metodologias, mas, no entanto, Ninguém SABE QUANDO AO Certo surgiu. Cogita-se que o Primeiro de estilosantes Wushu Chegou à China Através da Mongólia, Conhecido Como Shuai Jiao-, Uma arte marcial desenvolvida Pelo Imperador Amarelo HÁ Mais de Quatro mil anos.

A história do Kung Fu É Cheia de muitas Lendas e Ciladas qualquer Tornam Que Tentativa séria de transmitir Uma história COMPREENSIVA e puramente factual Quase Impossível. A principal Razão n é isto que A História de Uma Pessoa e uma lenda de outra. HA Muito Poucas Provas documentadas parágrafo sustentar qualquer história de Kung Fu, ja que A maioria delas Passa de pai par Filho, oralmente, sem qualquer Documentação Escrita comprovar parág. Sendo assim, Tentarei CORTAR Muito dos mitos e apresentar UM relato claro. SE UM relato de lenda puramente, Será Registrado TAL COMO AQUI.

Os mestres Tinham a mania de Ser semper Muito rígidos, e Tratar seus "Discipulos" Muita crueldade com, Mas Isso foi uma base n se Fazer Guerreiro bom um. A hierarquia EA disciplina Muito bem organizados refletem uma Sociedade chinesa, adversa do MoDo individualista ocidental.



                                                                   Os Primórdios

Os Primeiros Registros Fiéis de Kung Fu Foram encontrados e Ossos em Cascos de Tartarugas da Dinastia Shang (1766 - 1122 aC), embora acredita-se que o Kung Fu se desenvolveu Muito Antes disso. Machados de pedra, facas e flechas Foram desenterrados do Período da Recentes escavações em China. na verdade, Huang-Ti, O terceiro dos Três Imperadores de Outono (embora considerem o ALGUNS o Primeiro Imperador da China) Usava espadas de cobre n o Combate.

Ch'uan fa, estilosantes OU PUNHO fazer, era Como O chamado Kung Fu sem começo, tornou-se Muito popular, QUANDO OS Guerreiros de Chou da China Ocidental derrotaram o monarca da Dinastia Shang em 1122 aC Durante o período Chou, uma espécie de Luta romana Chamada jiaoli Foi Listada Como UM esporte militar arco e flecha JUNTAMENTE COM e corrida de carruagens. O período de 770-481 a.C. Foi chamado de Era da Primavera e do Outono. Durante ESTA época, o Kung Fu Foi chamado de ch'uan yung, comecou eA arte um Florescer.

O Período ESTADOS dos Guerreiros (480-221 aC) produziu Para muitos estrategistas enfatizavam que A Importância do Kung Fu nd Construção de Exército forte um. Conforme mencionado Por Sun Tzu (A Arte da Guerra), "Exercícios de Luta romana e fortalecem o Ataque físico do guerreiro". Dos notáveis mestres de Kung Fu em Luta de espadas Naquele tempo, Para muitos Mulheres ERAM. Uma delas, Yuenu, Foi convidada Pelo Imperador Goujian, parágrafo expor teorias SUAS Sobre a arte de esgrimista. O termo oficial n o Kung Fu Naquela época era chi chi wu (os mesmos Caracteres Que OS Usados Para o ju jutsu Japonês).

Como dinastias Ch'in (221-206 AC) e Han (206 aC - 220 dC) presenciaram o Crescimento de Artes Marciais Como o shoubo (Luta romana) EO Shuai-Jiao, Uma Contenda nd Qual OS Participantes se defrontam com chifres de boi Cabeças NAS. O Kung Fu Passou a se Chamar ch'iao chi. Várias Novas Armas Foram incorporadas à arte, EO taoísmo (Filosofia Tao) Começou a influenciar a filosofia de luta.

Na Dinastia Jin (265-439 DC) e NAS dinastias do Norte e do Sul (420-581 dC), médico e filósofo Famoso UM taoísta, Integrou o Kung Fu com chi kung (execícios respiratórios, também chamados qigong). Em suas teorias interior e exterior de Poder Ainda São respeitadas Até hoje.

Ge Hong baseou-se na pesquisa de Muito Seu antecessor Hua t'o, que, Durante o Período dos Três Reinos (220-265 DC), hum Criou Método de Movimento e Respiração chamado wu chien shi. Este incluía uma imitação dos Movimentos do Pássaro, veado, urso, macaco e tigre. Dizia-se que Hua t'o recebeu Ajuda de hum sacerdote taoísta chamado Chin Ch'ien. Quanto Hua t'o obras e Ge Hong marco de hum Foram do Desenvolvimento de Exercícios de Kung Fu.

O seguinte grande história da Desenvolvimento do Kung Fu Também Veio Durante as dinastias do Norte e do Sul: a Chegada de Bodhidharma.


                                                             O termo "kung fu"

Kung Fu (¹¦·ò, Pin Yin: gongfu) e Uma palavra chinesa Que, em forma coloquial, significar PoDE tempo "e habilidade", "trabalho duro", adquirido Algo Através de esforço Ou ainda competência "NA luta corporal.

O termo Não Até Muito popular era uma Segunda Metade do Século XX e Por isso Raramente É Encontrado em textos Antigos instâncias da China. Acredita-se que, no Ocidente, a Palavra Foi Usada Pela Primeira Vez no século XVIII, Pelo Missionário Jesuíta Francês Jean Joseph Marie Amiot. Com uma chineses de Imigração (cantoneses, em maioria SUA) para a América, o termo Começou a se difundir. Os chineses de Guang Dong (Cantão) costumavam se referir-(Este termo com) uma treinos de Lutas corporais, atividades Muito tempo Que requeriam de Prática OU Trabalho duro soluço rigorosa Supervisão Competente mestre de um.

Entretanto, a Popularidade Ganhou Palavra de fato A partir do final dos anos 60, filmes de Graças EAo arte marcial de Hong Kong (especialmente de SO Bruce Lee), E EAo seriados n Televisão Que levavam-na Como Título.

                                                         A Saudação Lai Kin

A "Saudação tradicional" do Kung Fu É denominada Lai Kin, Devendo Ser executada com embaixadores como Mãos, sendo: uma fechada Direita (Representando o Sol) E uma Esquerda Aberta (Representando um Lua) Por Cima da Outra mão.O "sol" ea "Lua UM formam" novo caractère Denominado Ming (Ã÷) Significando esclarecimento OU Clareza. Principalmente NAS escolas do sul da China, isso denominava Que artistas Marciais ERAM OS Contra a opressão imperialista da época.

Respeito Saudação ESTA É Feita parágrafo indicar e equilibrio com o parágrafo oponente.

USAR uma inteligência (Mao Esquerda em palma) e Mais Eficiente Do que USAR o PUNHO (Mão Direita fechada).

Outra Saudação Utilizada principalmente no Brasil É A palavra Tini, no Qual a Mão Esquerda FICA Aberta fechado com dedo Polegar e Mão Direita fechada, a Mão Esquerda Aberta mescla 4 principios básicos humildade EA (Polegar abaixado Como Uma Pessoa se curvando) EA Mão fechada Significa A Forca Porque, sem uma Força OS 5 principios Não É nada.



O Li Tchuó Pa Kung Fu é uma arte marcial brasileira baseada no Kung-fu chinês. É uma arte composta de várias técnicas tradicionais e modernas que combinam exercícios para aquecer, alongar e fortalecer a musculatura através de uma seqüência de movimentos específicos para cada parte do corpo, podendo incluir treinamentos com bastão, espadas e outras armas. 

Pela pratica do Li Tchuó Pa Kung-fu, obtemos um corpo saudável com músculos, ossos e articulações mais fortes.

Os benefícios resultantes da prática do Kung-Fu são voltados ao crescimento pessoal e mental do praticante. O Li Tchuó Pa Kung-Fu trabalha o controle emocional, possibilitando um relaxamento do corpo, sendo, recomendado a pessoas de todas as faixas etárias

A prática do Kung-Fu por crianças tem se mostrado bem positivo, pois, sua pratica, além de controle mental, visa também à disciplina em sua formação de caráter. Com isso a criança passa a ter um melhor desempenho em suas atividades sociais.

Para os mais velhos o Li Tchuó Pa Kung-Fu é uma prática extremamente benéfica que previne o surgimento de doenças, colabora no tratamento de dores e combate problemas como a depressão devolvendo bem estar, saúde, energia e disposição.

Alguns dos benefícios proporcionados pela prática do Li Tchuó Pa Kung-Fu são: 

Melhora a atenção e senso de percepção; 
Auxilia a ampliar o senso de espaço e direção; 
Aprimora os reflexos; 
Melhora o equilíbrio; 
Auxilia no fortalecimento do corpo; 
Auxilia na coordenação motora; 
Permite a interação com outros praticantes incentivando a inclusão social; 
Proporciona o auto-conhecimento; 
Prepara o praticante para a transposição de dificuldades; 
Permite o praticante perceber que nada é impossível; 
Estimula a autoconfiança; 
Auxilia no melhoramento do equilíbrio emocional; 
Incentiva a paz e harmonia, pois é uma arte contraria a violência.

7 comentários:

  1. cadê a árvore genealógica desse estilo?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Li Tchuó Pa Significa "Oito Forças Penetrantes" - O Estilo das Oito (Pa) Forças (Li) Penetrantes (Tchuó),
      que são os oito animais principais deste estilo, sendo eles: Tigre, Serpente, Cegonha, Fênix, Garça, Leopardo, Louva-Deus e Águia.

      Excluir
  3. Bom dia,
    Uma observação, não é "Ying Yang" o correto é "Yin Yang"

    ResponderExcluir
  4. Parabéns mto bom adorei 👏 👏

    ResponderExcluir
  5. O que esse estilo tem a ver com o pai Kung sheng chuan

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ler sobre o estilo que tanto amo mas,fui obrigado a deixar devido às circunstâncias.

    ResponderExcluir